Sílvia Rocha

por Silvia Rocha

JORNALISTA | ESCRITORA | POETA

 

SilviaRetratoMaior

Silvia Rocha – foto Ligia Vargas

Venho de uma família que sempre valorizou o estudo, a cultura e o ensino. Parte do legado dos meus pais – seus livros – se somou aos meus e aos do meu marido e têm lugar de honra na Sala dos Saberes, um espaço em minha casa.

 

Realizei um grande sonho: estudar Jornalismo na ECA-USP. E, na mesma faculdade, fiz meu mestrado, no qual aprofundei-me em jornalismo eletrônico e ética no jornalismo. Nesta trajetória, foram surgindo as diversificações: traduções, edições, publicações, colunas e matérias.

 

Os livros tiveram lugar especial: Estação Haikai e Gestação Haikai. E um novo livro de micropoemas está para ser lançado.

 

Minha formação e atuação são transdisciplinares. Fiz Pedagogia e trabalhei em educação. Sentindo necessidade de me aprofundar no Inglês, fui para Londres e de lá saí com o Proficiency Certificate. Por mais de 15 anos, lecionei inglês em escolas e para grupos, principalmente de executivos e médicos.

 

Casei-me com Fernando Crivelenti e nos mudamos para a Granja Viana, bairro na Grande São Paulo, a 12 km da Capital, há 20 anos. Aqui, moramos e trabalhamos e vivemos com nossos filhos adolescentes. Minha filha mais velha mora, trabalha e estuda em São Paulo. Apesar de mundos profissionais diferentes, não foi possível deixar de envolver-me também na área de Fernando, um brilhante designer. Sou co-fundadora do Studio Vero, espaço onde Fernando concretiza todo o seu potencial criativo e sua engenharia do design na criação e execução de displays, mobiliário e presentes corporativos. O Studio Vero, através da marcenaria e serralheria integradas, é pioneiro em design sustentável, tem mais de 50 prêmios e o selo ecológico internacional do FSC.

 

silvia_nobelMovida pela paixão pelo meio ambiente e pela sustentabilidade, envolvi-me com o movimento TGV –Transition Granja Viana – movimento que vem transformar a comunidade Granja Viana em um ambiente mais sustentável e resiliente, ou seja, menos dependente de fatores externos. Fui colunista, por 2 anos, do Site da Granja, com a coluna Granja Sustentável. Nela, tive a oportunidade de pôr em prática minhas grandes paixões: o meio ambiente, o jornalismo (local-global), a poesia e atuar na minha comunidade.

 


 (Visualize meu currículo completo)