Escrita criativa

Aulas de escrita criativa e criação de textos, posts e livros

Os alunos de Sílvia Rocha têm tido progresso surpreendente. Atualmente, orienta um jovem de 27 anos que, após formação e trabalho na área de Administração de Empresas, o jovem executivo passou a se dedicar à meditação e vem tendo aulas para escrever os posts que grava no youtube. Também, prepara-se para escrever um livro sobre suas experiências e práticas de autoconhecimento.

Outro aluno de Sílvia, o empresário e comerciante nascido na Coreia do Sul, com 4 décadas de Brasil e naturalizado brasileiro há um ano, está interessado em escrever um livro de memórias. Inclusive, entrevistará seus pais, ainda vivos e também pretende escrever um capítulo abordando o Caminho de Santiago de Compostela que empreenderá em 2019.

Uma aluna, inicialmente de haikais, que mora em Dubai, além de estudar o terceto de origem japonesa, também teve grande progresso em suas aulas de poesia e tem livro publicado, com o qual participou de um importante Festival Literário do país onde reside e trabalha.

Abaixo, trechos de Escrita Total: escrevendo bem e vivendo com prazer, alma e propósito, de Edvaldo Pereira Lima, Clube de Autores, 2010, livro muito inspirador nesta minha missão de ensinar, conduzir e estimular escritores emergentes a produzir suas obras. Nas palavras do professor Edvaldo:

Talvez jamais as pessoas sentiram tanta necessidade de escrever. Profissionalmente, academicamente, pessoalmente. Talvez jamais tiveram tanta vontade de produzir textos. De todos os tipos. Cartas, poemas, testemunhos, relatórios, memórias, biografias, histórias de vida, reflexões pessoais.

Quando respondem ao chamado interno dessa vontade, muitas vezes deparam-se com a dificuldade de escrever. Querem, mas encontram obstáculos. Querem, mas foram mal preparadas. Querem, mas perderam, lá atrás, em alguma passagem da vida, o gosto genuíno pela escrita que um dia sentiram, e que pode ter sido destruído, por equívoco pedagógico terrível, nos bancos escolares. 

Felizmente, este mal tem conserto. Felizmente, mesmo que você se sinta um hábil escriba dos tempos modernos, talvez possa ampliar ainda mais sua habilidade, descobrindo surpresas agradáveis na rota de aperfeiçoamento da preciosa arte de se comunicar por escrito...

... É possível uma liberação de talento potencial, um destravar de capacidade, um despertar de domínio.

O que podemos fazer como escritores, amadores ou profissionais, nos nossos textos íntimos, nos livros, no mundo cibernético, na mídia? Dedicar nosso talento a um propósito maior. Consagrá-lo à transformação e ao bem-estar...

... Todos nós, escribas de nosso tempo, temos o nosso “quantum” de talento a desenvolver e empregar. Recebemos graciosamente da vida uma parte disso. O universo investiu em nós. Outra parte conquistamos, com a ajuda de muitos, com nosso esforço...

... Quando for embora deste mundo, que vá com a consciência de que escreveu os textos que só você seria capaz de escrever, embelezando a vida, despertando horizontes, criticando e alertando, ajudando-nos uns aos outros a enxergarmos um pouco mais e melhor. Que assine, com honra, uma história que vale a pena contar. 


Formato: aulas para proporcionar soltura e fluência na escrita, para a criação de textos, livros, posts, cartas
aulas particulares, aulas presenciais e à distância (por Skype ou Zoom)
Metodologia própria desenvolvida ao longo de 40 anos como educadora