Oficina de Haikai

Curso Oficina de Haikai

 

HAIKAI: universo em três versos

Ministrado pela poeta Sílvia Rocha


simple and tidySinopse – Este curso oferece um olhar para o haicai brasileiro: poemas de origem japonesa, de 3 versos, inspirados na natureza e praticados no Brasil desde o século passado. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com esta forma poética, serão incentivados a observar os fenômenos da natureza e, a partir de leituras e exercícios e observações do entorno, criarão seus próprios poemas que também poderão ser ilustrados por eles.

O curso oferece tempo e espaço para soltura e expressão poética e artística. A oficina proporciona a oportunidade de culto à língua portuguesa, à poesia e à natureza, de forma integrada. Um momento dedicado à natureza da poesia e à
poesia da natureza.


Justificativas – Muitas pessoas pensam que ser poeta ou fazer poesia é um privilégio de pessoas muito especiais. O haicai desmistifica esta crença.

O cidadão comum pode descobrir o poeta que há em dentro dele, a partir da aprendizagem do haicai. Além da realização pessoal de ser capaz de se poeta, o participante do curso desenvolve uma forma muito especial de comunicação para traduzir seus sentimentos, sua sensibilidade pela natureza, de homenagear pessoas, de eternizar momentos, de se comunicar por meio de poesias de sua autoria.

Em uma sociedade competitiva, estressante, repleta de apelos e com acúmulo de informações, tanto no âmbito pessoal como profissional, entrar em contato com a poesia proporciona um tempo e espaço para o sensível, para a reflexão e para a contemplação, o que pode gerar uma nova forma de expressão artística simples, democrática e acessível.

Ler e escrever os poemas haicais é um convite para a soltura e para descobrir novas formas de se expressar na língua portuguesa. A experiência de entrar em contato com esta forma poética simples, delicada, mas profunda, é muito prazerosa. Também conversaremos sobre as estações do ano, sobre observação da natureza e do nosso entorno, pois os haicais têm, como ponto de partida, a integração do poeta com a natureza.


Público-alvo – O Curso-Oficina de Haicai destina-se ao público feminino e masculino de todas as idades e  profissões. Não é necessário ter envolvimento prévio com o haicai. Também não é preciso ter grande domínio da língua portuguesa. Muito pelo contrário: o Curso-Oficina de Haicai pode colaborar muito na soltura e na expressão de seus participantes, de forma inovadora.


fictional brandsObjetivos gerais 

– Descobrir o universo da poesia.
– Aprender uma forma poética de expressar seus sentimentos e emoções e traduzir a natureza em versos.
– Conhecer um novo tipo de poesia – o haicai – e seu histórico, significado, definição, técnicas, estrutura, características.
– Desenvolver a habilidade de escrever haicais sobre diferentes temas.


Objetivos específicos
– Primeiramente, vamos conhecer a história do haicai: sua origem, seus autores mais conhecidos, tanto no Japão, como no Brasil.
– Em um segundo momento, vamos conhecer a estrutura e as características deste poema de 3 versos (terceto), que tem a peculiaridade de dizer muito em poucas palavras.
– Vamos, depois, navegar pelo universo dos haicais: vamos ler e ouvir vários haicais de haicaístas de origem, faixa etária, profissões e ocupações bem diversificadas. Afinal, todos podem escrever haicais!
– Também conversaremos sobre as estações do ano, sobre observação da natureza e do nosso entorno, pois os haicais têm, como ponto de partida, a integração do poeta com a natureza.
– Em seguida, iremos criar nossos próprios haicais, de uma forma bem solta, a partir de temas que serão sugeridos.
– Aprender o haicai, conhecer haicais de escritores japoneses e brasileiros e criar nossos próprios haicais, em nossa língua materna, é entrar em contato com esta instigante cultura através do portal da literatura.


Metodologia
– Aulas expositivas
– Leitura e análise de haicais clássicos e modernos
– Oficina de produção de haicais e ilustrações
– Compartilhamento da produção poético-artística com o grupo
– Possibilidade de publicação da produção do grupo (a combinar)


Carga horária
3 módulos de 4 horas


Características fundamentais
– Experiência altamente prazerosa
– Ênfase ao processo criativo
– Atividade mental criativa e lúdica
– Sem imposição de tarefas e obrigações
– Regido pela participação e interação das pessoas


Currículo da facilitadora – Sílvia Rocha é jornalista, escritora, poeta e pedagoga. Tem graduação e mestrado em Jornalismo pela Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua paixão pelos haikais – poemas, de 3 versos, de origem japonesa – teve início nos anos 1980. Desde então, vem se dedicando ao estudo, à escrita e à divulgação de haikais e de tercetos neles inspirados.

Publicou Poesias “Só Pra Dar Bandeira”, juntamente com os poetas e artistas plásticos Ayao Okamoto e Chico Camêlo (Edição dos Autores, 1984).

É autora de Estação Haikai e Gestação Haikai pela Scortecci (1988 e 1990) e venceu o Concurso de Poesia Falada do Café das Flores e da Revista Escrita com a série As quatro estações do ano, em 1987. Participou da antologia 100
haicaístas brasileiros, organizada por Masuda Goga, Roberto Saito e Francisco Handa (Aliança Cultural Brasil-Japão e Massao Ohno, 1990) e da Antologia do haicai latino-americano, organizada por Humberto Senegal, H. Masuda Goga, Roberto Saito e Francisco Handa (Aliança Cultural Brasil-Japão e Massao Ohno, 1993).

Foi jurada de concursos de haicais escritos por crianças, como o da JAL (Japan Airlines) e dos Encontros de Haicaístas promovidos no Centro Cultural São Paulo (anos 80). Foi consultora do SENAC no projeto Oficina de Haicai (Projeto Ler, Escrever, Poetizar e Desenvolver)[1] e ministrou a palestra para educadores: Inovação na educação: o Haicai, a convite do SENAC, na Bienal do Livro de 2008.

Também vem ministrando palestras e workshops em escolas e espaços de lazer e culturais, com destaques para as oficinas que vem ministrando conjuntamente com a paisagista Regina Bittencourt, associando a sensibilização para a poesia e para com a natureza e as estações do ano.

Foi agente literária da psicanalista e escritora inglesa Susie Orbach. Dela, prefaciou A gordura é uma questão feminista e prefaciou e traduziu Afinal, o que querem as mulheres? (Record, 1987 e 1988). É colaboradora de revistas, como a Bravo!,e do Site da Granja, com a coluna Granja Sustentável.

Participou do evento Quinta Poética na Casa das Rosas, em São Paulo, juntamente com os poetas Rubens Jardim, Rodolfo Guttilla e João Gomes de Sá, em agosto de 2010 (evento mensal com curadoria do poeta Celso de Alencar, promovido pela Casa das Rosas e Escrituras Editora). Participou do Outubro Literário 2010, a convite da Prefeitura de Indaiatuba/SP, com a Oficina de Haikais: universo em 3 versos.

Está preparando seu novo livro de poemas.


Bibliografia sugerida
FRANCHETTI, Paulo, org. Haikai; antologia e história. 3a. ed. Campinas, SP, Ed. da Unicamp, 1996. 241 p. ISBN 85-268-0166-X. O melhor livro em português sobre o haicai japonês. Teoria, história e haicais traduzidos, acompanhados dos originais japoneses.

GOGA, H. Masuda. O haicai no Brasil. São Paulo, Ed. Oriento, 1988. 72 p. Livreto que desvenda os caminhos do haicai no Brasil do começo do século até os anos 80. Versão on-line.

GOGA, H. Masuda & ODA, Teruko. Natureza – berço do haicai; kigologia e antologia. São Paulo, Empresa Jornalística Diário Nippak, 1996. 268 p. O primeiro dicionário de termos-de-estação (kigo) em português, com haicais de exemplo. O apêndice traz textos introdutórios ao haicai.

BASHÔ. Trilha estreita ao confim. Trad. Kimi Takenaka e Alberto Marsicano. São Paulo, Iluminuras, 1997, 96 p. ISBN 85-7321-060-5. A tradução mais recente do diário de viagem “Oku no hosomichi”, ou “Sendas de Oku”, uma das mais famosas obras literárias do Japão, em que prosa e haicais são entremeados.

SVANASCINI, Osvaldo. Três mestres do haikai: Bashô, Buson, Issa. Trad. Maria Ramos. Rio de Janeiro, Cátedra, 1974, 72 p. Antologia de haicais traduzidos dos japoneses Bashô, Buson, Issa e Shiki.

Internet: Kakinet – Um portal sobre o haicai, sobretudo o haicai no Brasil. Recomendado a todos os interessados pelo haicai. É excelente para introdução ao tema, bem como para o seu aprofundamento.


Valor do curso
A combinar


Data prevista
A combinar


Horário
Módulos de 3 horas, a combinar


Certificado
Haverá entrega de certificado de participação


Sugestão aos participantes
Para que a experiência seja prazerosa, sugerimos que os participantes vistam roupas confortáveis.


Sílvia Rocha
jornalista – escritora sustentabilidade – cultura – poesia – haikai
55 11 8600-0009 – skype: silviamariarocha