Sobre Silvia Rocha

Educadora, Poeta, Jornalista e Escritora

Este site apresenta o trabalho de Sílvia Rocha, desenvolvido ao longo de 40 anos de vida profissional como educadora, poeta, jornalista, escritora, revisora e tradutora.

EDUCADORA: 

Educadora: Graduada em Pedagogia, Sílvia ministra aulas, oficinas, cursos e palestras sobre haikais (micropoemas de origem japonesa, inspirados na natureza) e, também, dá aulas particulares para interessados em se aprimorar ou se desbloquear na escrita. Desenvolve o trabalho de acompanhamento literário, principalmente para pessoas que estão escrevendo livros e precisam de orientação, bem como de um trabalho de soltura na escrita e escrita literária.

POETA: 

Pratica o haikai – escrita, estudo e pesquisa. Tem 3 livros publicados e trabalha na reunião de seus 40 anos de poesia.                                                                                         O livro inédito matutu do: por onde caminho foi selecionado no ProAC 18/2019, edital promovido pela Secretaria de Educação e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Trata-se de uma coletânea de haikais escritos em suas viagens ao Vale do Matutu, em Minas Gerais, ao longo das últimas duas décadas e meia.

JORNALISTA E ESCRITORA:  

Graduada e mestre em Jornalismo pela ECA-USP. Tem a coluna Põe Poesia no www.jornaldaqui.com.br Vem colaborando com sites e revistas impressas e online. Edita textos, artigos e livros, escreve capítulos, prefácios, apresentações, faz revisões e traduções de livros, artigos e outros tipos de texto.



Sílvia Rocha nasceu na cidade de São Paulo, em 1958

É graduada e mestre em Comunicação Social - Jornalismo - pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Também formada em Pedagogia, atua na área da educação há 40 anos.

Como haikaísta, publicou Estação Haikai (1988) e Gestação Haikai (1990), ambos pela Editora Scortecci.

Em 2015, publicou a segunda edição desses dois livros, no formato “dois-em-um-vira-vira”, pela editora É selo de língua. Eis o link do livro: 


https://issuu.com/selodelingua/docs/estacaohaikai-gestacaohaikai  

Ministra a oficina Haikai: universo em três versos para grupos, individualmente, à distância e presencialmente. Sílvia também atua como professora de escrita para pessoas que querem escrever para sites e, também, escrever livros. Seus alunos têm tido progresso surpreendente. Atualmente, tem a Coluna Põe Poesia: www.jornaldaqui.com.br e colabora com matérias, artigos e crônicas para outros veículos impressos e virtuais.

Com a série As quatro estações do ano, venceu o Concurso de Poesia Falada do Café das Flores e da Revista Escrita (1987). Teve o selo editorial de poesia Rocha Edições. Publicou, editou, agenciou prefaciou, traduziu do inglês e revisou inúmeras obras e textos. Como exemplo, agenciou e prefaciou o livro da renomada psicanalista e escritora inglesa Susie Orbach: A gordura é uma questão feminista, Record, 1980, e agenciou, traduziu e escreveu a apresentação de Afinal, o que querem as mulheres?, Record, 1983. Revisou o livro A natureza ensina – vivências fantásticas e fatos verídicos, de Fernando Marini dos Reis. Participou de antologias e obras coletivas. 

Ativista em sustentabilidade, há 10 anos, no grupo Transition Granja Viana, participou da criação do vídeo Os Guardiões dos Sete Rios do Brasil, com as ecolines do artista visual Cândido de Alencar Machado. O vídeo foi apresentado no Festival Internacional de Artes de Edimburgo, na Escócia, em agosto de 2019.

Foi classificada no ProAC  18/2019 - edital do governo de São Paulo para patrocínio de livros de poesia. Pretende lançar, no segundo semestre de 2010, o livro matutu do - por onde caminho. Um livro com seus haikais escritos em suas viagens ao Vale do Matutu, em Minas Gerais, ao longo dos últimos vinte e cinco anos.