Sobre o Grupo Corpo e Cultura

Sobre o Grupo Corpo e Cultura

Grupo Corpo e Cultura

Somos um grupo de profissionais de diferentes áreas, como psicanálise, moda, história, nutrição e comunicação social. Nosso grupo está se formando ao longo do processo de elaboração do evento global-local Endangered Species: Corpo, Mercadoria e Cultura. É um evento pioneiro no mundo e o Brasil participará do movimento, juntamente com Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Austrália, ao longo de março de 2011. Este evento internacional nasceu a partir das ideias do site AnyBody, fundado, no Reino Unido, pela psicanalista e escritora Susie Orbach.

 

Nós, do grupo Corpo e Cultura, nos inspiramos e nos identificamos com as ideias de Susie e do AnyBody, em diferentes graus e intensidades, direta e indiretamente, enquanto indivíduos independentes e enquanto grupo. Aceitamos, com entusiasmo, o convite de Susie Orbach para participarmos do Endangered Species, por entendermos a importância e a urgência de discutirmos essas questões em nosso país, priorizando e salientando as particularidades de nossa realidade, ao mesmo tempo que dialogamos com os idealizadores, organizadores e participantes das outras localidades que fazem parte do Endangered Species.


Membros do Grupo Corpo e Cultura

Daniel Hamer Roizman – Psicólogo e psicanalista. Mestrando em Psicologia social pela PUC-SP com ênfase no estudo da obesidade e sua interface entre a psicanálise e a ciência. Coordenador de um grupo de estudo sobre a visão psicanalítica acerca dos problemas alimentares e obesidade.


Felipe Crivelenti – Comunicador formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, especializado em Gerenciamento de Marcas e Produtos. Estudante de Design de Moda do Istituto Europeo di Design. Professor de Inglês e Alemão do Berlitz Brasil.


Fernanda Timerman – Nutricionista Master of Education by Research em prevenção de transtornos alimentares pela Universidade de Sydney, Austrália.  Atua como supervisora do tratamento nutricional do ambulatório de anorexia nervosa do AMBULIM. Membro da Academy of Eating Disorders – United States of America. Currículo Lattes.


Luciana Saddi – psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanalise de Sao Paulo, mestre em psicologia clínica PUC- SP, autora dos livros, O amor leva a um liquidificador (ed. Casa do Psicólogo) e Perpétuo Socorro (ed. Jaboticaba), titular do blog e programa de Rádio, Fale Comigo, na Folha.com.


Marina Massi – Psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanalise de Sao Paulo, doutora em psicologia social na USP, professora e autora do livro Vida de Mulheres: cotidiano e Imaginário (Ed. Imago)


Miriam Tawil – Psicanalista da International Psychoanalitical Association, membro do Comitê Diretivo do Fórum Mundial de Mediação, trabalha em seu consultório e como professora. Autora do livro Mundo Fashion – Modelos e Bastidores. É palestrante em inúmeras conferências nacionais e internacionais e autora artigos publicados e co-autora de livros literários.


Sílvia Rocha – Jornalista e mestre em Comunicação Social pela ECA-USP, escritora, poeta e tradutora. Foi introdutora do pensamento da psicanalista e escritora inglesa Susie Orbach no Brasil. Na qualidade de agente literária da autora, foi responsável pela publicação de A gordura é uma questão feminista (Record, 1987) e Afinal, o que querem as mulheres? (Record, 1988). Escreveu as apresentações das duas obras e traduziu a última. Atualmente, trabalha no agenciamento e tradução de obra inédita da autora. Sílvia colabora em sites e revistas, como a Bravo!.


Wanessa Asfora – Historiadora. Mestrado e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP. Docente da Pós-graduação lato sensu do Centro Universitário  Senac. Membro correspondente do periódico científico Food&History do Institut Européen d´Histoire et Cultures de l’Alimentation. Atualmente desenvolve pesquisa na área de história da alimentação e medicina dietética no Ocidente pré-moderno.


1Comente

  • Nathália

    Responder

    Prezados,

    Estou compilando uma lista de locais que oferecem tratamento para transtornos alimentares, e gostaria de confirmar se vocês realizam este tipo de serviço, e, também, se há algum telefone para contato. Muito obrigada!

    abril 11, 2013 at 2:22 pm

Postar Comentário